Inovação e desenvolvimento

Projeto Proteína Açoriana

O objetivo do projeto Proteína Açoriana Sustentável (marca CORe Protein) visa criar um suplemento de proteína derivada do soro de leite açoriano. Para essa finalidade, pretende-se a extração de proteína do soro de leite com base em métodos de filtração a baixas temperaturas e a liofilização como método se secagem, de modo a obter um produto final de elevada qualidade.

Tendo em conta que o sabor natural da proteína é neutro e por vezes apontado pelos consumidores como sendo desagradável, o projeto tem ainda a idealização de adicionar sabores naturais a partir de “fruta feia” açoriana desidratada, permitindo aos produtores locais obter rendimentos com o excesso de produção, beneficiando toda a cadeia logística e de produção, promovendo a economia circular e reutilizando subprodutos industriais para a criação de um artigo de valor acrescentado.

Assim, a ideologia por trás do projeto, passa pela criação de um produto é 100% natural, com o mínimo ou nenhum agente adicionado, de forma a se destacar da grande maioria dos suplementos proteicos que utilizam agentes químicos e sabores artificias para melhorar a qualidade dos seus produtos.

A ideia para constituir uma oportunidade de negócio, surgiu da identificação de uma necessidade de aproveitamento de soro de leite, um sub-produto produzido em grandes quantidades, num dos pilares da economia do contexto geográfico onde estamos inseridos, a indústria dos lacticínios micaelense.

No contexto micaelense, o soro é considerado um resíduo sem valor económico, pelo que não existem soluções nem comprometimento no sentido de lhe acrescentar valia. No entanto, devido ao soro apresentar na sua constituição componentes biológicos valiosos como proteína de elevada qualidade nutricional e lactose, que isolados podem ser usados para diversos fins, o valor económico destes componentes pode ser aumentado até 40 vezes comparativamente com o valor associado ao soro de leite.

O projeto foi aprovado e será cofinanciado pelo FEDER.

• Data de Aprovação: 05-01-2021

• Código da Operação: ACORES-01-0247-FEDER-000027

 • Designação:  Proteína Açoreana

• Valor Total:  299.621,38€

• Comparticipação: 245.634,42€

Descrição geral

O projeto Proteína Açoriana pretende introduzir técnicas inovadoras, de forma a potenciar o sucesso dos resultados. Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre estas metodologias e a sua adequabilidade ao soro de leite dos Açores, assim como sobre os processos de aromatização com frutas que serão desidratadas e integradas no produto final. O Proteína Açoriana contribuirá para o conhecimento de outros subprodutos do soro do leite dos Açores, o que permitirá despoletar mais investigação sobre os mesmos, expandir a valorização deste subproduto que, até então, era considerado como um resíduo da indústria dos lacticínios. Neste sentido, este projeto de I&D, para além de utilizar uma matéria-prima com propriedades distintas, permitirá fomentar a economia circular na Região Autónoma dos Açores e diminuir a importação de matérias-primas.

O plano de trabalhos está divido em duas grandes fases: a primeira destina-se ao aprofundamento da matéria de acordo com o estado da arte e à realização dos testes laboratoriais necessários para a definição do processo de extração mais adequado tendo em conta as características do leite dos Açores a segunda fase centra-se na valorização económica do produto resultante do processo de I&D, que engloba o estudo dos custos de produção, a maximização da qualidade do produto e o estudo de viabilidade de produção do produto na R.A.A..

Resultados

Pretende-se que o projeto resulte na criação de novos produtos com a proteína extraída do soro de leite dos Açores, aromatizados com fruta endógena desidratada.

Foram definidos vários resultados a atingir, nomeadamente:

  • Condições ótimas de ultra-filtração;
  • Eficácia e eficiência da metodologia para secagem do soro e da fruta
  • Proteína Açoreana (pelo menos o minimum viable product);
  • Custos de produção da proteína açoriana;
  • Indicadores de viabilidade económica e financeira da viabilidade do produto